Substituir massa térmica do processador
Neste tutorial vamos aprender a trocar a massa térmica no nosso processador, uma das componentes mais importantes para a estabilidade de um computador pois é com ela que se faz parte do arrefecimento do CPU.
1º Passo
Abrir a lateral da nossa máquina e retirar o cooler. Nos coolers tradicionais, temos que rodar no sentido oposto aos ponteiros do relógio para soltar os pinos que o seguram, para que estejam na posição que se segue na foto.2º Passo
Puxar os pinos, com cuidado, para si e tirar o cooler. Após isto, veremos que tanto o cooler como o cpu têm massa térmica.3º Passo
Tirar o cpu. Neste caso, estou a retirar um CPU Intel de Socket 775, terei que baixar e puxar para baixo o gancho de forma a tirar o encaixe do processador para poder remover o mesmo da board.MUITO CUIDADO COM O MANUSEAMENTO DO CPU!
4º Passo
Agora que temos cooler e cpu de fora, está na hora de ir buscar o material de limpeza.A limpeza será feita ou com álcool ou com acetona por serem líquidos que rapidamente se evaporam e com papel higiénico pela sua suavidade.
Eu pessoalmente vou pelo álcool pois acetona para além de ter um cheiro pouco agradável e bastante forte, o seu uso pode aborrecer as mulheres de casa que precisam dela para arranjar as unhas.
Deita-mos então um pouco de álcool em cima do papel higiénico e rapidamente esfregamos suavemente a superfície do CPU onde tem a massa térmica.
O cpu deve ficar completamente livre de qualquer vestígio de massa térmica.
As duas manchas que aparenta ter no cimo do cpu são reflexos da imagem.
Passemos agora à limpeza do cooler que, tal como o cpu, deve ser limpo suavemente e até não haver vestígios de massa térmica.5º Passo
Após concluída a limpeza, está na hora de colocar a nova massa térmica.Ao comprar a massa térmica devemos ter em conta alguns tipos de produtos. Eu pessoalmente recomendo Artic Silver 5 ou MX-3. Neste caso vou usar a Artic Silver 5.
Colocamos então no quadro pontas do processador e fazemos um cruzamento pelo meio, tal como na imagem.
Colocar mesmo o mínimo pois o resto irá ser desperdício.
Vamos então espalhar suavemente a massa térmica colocada com a nossa espátula plástica. Também podemos usar um bocado de lâmina de x-acto, mas é pouco aconselhável.
Nesta fase temos que garantir uma cobertura total por parte da massa térmica e esta tem que estar lisa e numa camada o mais fino possível pois o excesso de massa térmica causa exactamente o efeito contrario para que foi destinada.
6º Passo
Agora voltamos a colocar o processador na board. Muita atenção a este processo pois o processador tem uma maneira própria de entrar dependendo do socket e esta tem de ser respeitada ou então podemos danificar de forma permanente quer o processador quer a board.Voltamos a colocar o cooler, colocando os pernos dos buracos da board, pressionando cada um individualmente e girando-os 90º no sentido dos ponteiros do relógio.
Não esquecer de ligar o fio de alimentação e monitorização do cooler na board e temos o processo completo!
Espero que este tutorial vós tenha sido útil. Deixem os vosso comentários!