É um aviso ... (ºLº)

Aprenda a limpar monitores LCD e de plasma sem estragá-los

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
O que pode? O que não pode? Acabe com suas dúvidas na hora de limpar a tela.

A fragilidade de monitores LCD e de plasma é responsável por muita preocupação na hora de limpá-los. Quais produtos devo usar? Quais não posso, de jeito algum? Acabe com suas dúvidas (e com as manchas também!).

O que é proibido?

Todo tipo de produto “químico”: álcool, detergente, desinfetantes e qualquer outro produto que tenha acetona ou tolueno como um de seus componentes. As reações causadas pelo uso dessas substâncias acarretam danos sérios ao monitor (como o desbotamento das cores ou a “morte” de pixels). Objetos ásperos e/ou pontiagudos também são expressamente vedados.


Ingredientes saudáveis

O maior aliado da limpeza, neste caso, é a maciez. Algodão, flanelas e pincéis são ideais, visto que não danificam a superfície e, combinados, constituem um kit capaz de combater qualquer tipo de sujeira.

Preparativos iniciais e os inimigos a serem combatidos

Quando o assunto é limpeza de monitores, alguns arqui-inimigos devem ser apontados e combatidos com vigor. Como bons investigadores que somos, descobrimos quais são os principais terrores de quem quer manter as coisas limpas – começando pelas impressões digitais.

Inimigo nº 1: O Poderoso Dedão

Quem não tem um amigo que, quando quer mostrar algo na tela do PC, vai logo enfiando o dedo e deixando seu monitor cheio de marcas? Para se livrar das digitais deixadas, utilize um chumaço de algodão umedecido com um pouquinho de água; eventuais fiapos restantes podem ser removidos com algodão seco.


Inimigo nº 2: A Poeira

O ideal para lidar com a poeira é utilizar um pincel, que pode ser encontrado em quase qualquer supermercado. Mas atenção: o pincel deve ter cerdas macias, ou o tiro poderá sair pela culatra (cerdas duras podem danificar a tela). Se você não tiver um pincel, uma flanela (ou qualquer outro pano macio) quebra o galho.

Inimigo nº 3: Os Líquidos

Pingos e respingos de líquidos diretamente na tela do monitor ocorrem com certa frequência. Limpe-os imediatamente (de preferência com uma flanela ou algodão seco) pois, caso sequem, poderão deformar a tela.


Não vire as telas de plasma!

Caso o faça (entenda “virar” como um giro de 90° na horizontal, “deitando” o monitor), deverá esperar pelo menos seis horas para levantá-lo (devido à natureza do produto). Também evite deixar uma mesma imagem congelada na tela por muito tempo, pois a exposição das células de gases (responsáveis por gerar a imagem) à mesma corrente elétrica durante períodos elevados pode marcar a tela (algo que não acontece em monitores e TVs com a tecnologia LCD).

Blog Archive

Blogger news