Em primeiro lugar, caso você não tenha, clique aqui e baixe o Winrar, e instale normalmente.
Como extrair arquivos com o Winrar?
Extrair o conteúdo de um arquivo compactado através do WinRAR é  bastante simples. Caso a extensão do arquivo em questão esteja associada  ao programa, basta executá-lo (pode ser com um duplo clique) para  automaticamente abrir o WinRAR. Também é possível clicar e arrastar um  arquivo para a tela do programa. Mas lembre-se que o conteúdo exibido  anteriormente será substituído.
Quando um arquivo compactado é aberto com o WinRAR, seu conteúdo é exibido.
Selecione as pastas e/ou arquivos que você deseja extrair. Você pode  usar teclas como Ctrl e Shift da mesma maneira que faz em outros  programas.
Para descompactar todo o conteúdo, não é necessário selecionar todos os arquivos. Basta selecionar a pasta com o nome de “..”
Uma vez selecionado todo o conteúdo desejado, clique no botão  “Extrair Para”, no canto superior esquerdo da tela, ou então use a  combinação Alt+E.
Na tela exibida, indique a pasta de destino dos arquivos. Há ainda  algumas configurações um pouco mais avançadas sobre atualização e  substituição de arquivos. Clique em “OK” para iniciar a extração.
Durante o procedimento, uma janela vai exibir as estatísticas do da  extração. A demora depende do tamanho e da quantidade de arquivos. Se  você deseja cancelar a extração, clique em “Cancelar”. Clicando no botão  “Segundo Plano”, o WinRAR é minimizado na barra de tarefas. Caso não  haja nenhum erro durante o procedimento, o WinRAR vai exibir sua tela  normalmente. Caso contrário, uma mensagem detalhando o que houve de  errado é aberta.
Por padrão, a opção “Integrar o WinRAR no Contexto” é selecionada  durante a instalação. Isto significa que é possível extrair arquivos sem  acessar o programa, através do menu de contexto deles. Clique com o  botão direito do mouse sobre um arquivo e selecione a opção “Extrair  arquivos…”. Em seguida, o mesmo menu para a escolha da pasta de destino  será exibido, e o procedimento é igual ao anterior já explicado.
Há ainda uma terceira opção para descompactar um arquivo. Basta  segurar e arrastá-lo com o botão direito para a pasta de destino e  selecionar a opção desejada, que pode ser “Extrair arquivos…”, “Extrair  aqui” e “Extrair para [pasta de destino]“.
Em primeiro lugar, caso você não tenha, clique aqui e baixe o 7-ZIP, e instale normalmente.
Como extrair arquivos com o 7-ZIP?
Para abrir um arquivo compactado deverá selecioná-lo com o botão  direito do mouse e no menu de contexto selecionar 7Zip e depois “Open  archive”.
Surge uma janela idêntica à da imagem, onde poderá ver a lista de todos os arquivos que o compõem.
Se quiser extrair todos, bastará clicar em Extrair e escolher a localização onde os quer guardar.
Se necessitar de extrair só alguns ficheiros deverá selecioná-los primeiro, antes de clicar em Extrair. 
Em ambos os programas:
Caso o arquivo baixado tenha senha, esta estará no artigo ou  no documento que você baixou, é só digita-la e confirmar a extração do  mesmo modo.
Caso os arquivos estejam em várias partes, você primeiro deve  baixar todas e colocar estas então em uma mesma pasta, depois é só  clicar na opção de “extrai aqui” na primeira parte, então o processo  começa, é só esperar este terminar.
 Caso você obtenha algum erro de CRC geralmente você  baixou o arquivo corrompido ou incompleto, isto pode ser resolvido,  basta baixar novamente sem nenhum tipo de gerenciador, caso o erro  persista, entre em contato conosco.