Se você nunca utilizou, já deve ter se perguntado o motivo de o Windows  possuir mais opções de energia além do famoso “Desligar”. Caso você as  utilize, certamente já ficou em dúvidas entre qual delas utilizar em  alguma situação ou até mesmo se vale mais a pena desligar ou escolher  alguma das outras formas.
Se o computador for permanecer inativo por um período considerável de  tempo, desligar é sempre uma ótima opção - inclusive tirá-lo da tomada,  especialmente para poupar energia e garantir uma vida útil maior para o  disco rígido. Caso você não tenha um estabilizador ou no-break, desligar  também pode prevenir que o computador sofra danos causados por queda ou  oscilação de energia.
Agora, em determinadas situações, você pode utilizar uma das outras  opções trazidas com o Windows, o modo de Hibernação ou de Dormir. Essas  duas configurações de energia destinam-se basicamente a economizar  energia (e hardware) quando você precisa dar uma pausa em suas  atividades no computador.
Pense no seguinte: quantas vezes você estava utilizando o computador e  teve que interromper seu trabalho para alguma outra atividade? Você não  precisa desligar o computador para atender a porta, por exemplo, mas nem  sempre estas interrupções são tão rápidas. Dormir ou Hibernar são úteis  exatamente para esses casos. Por exemplo, digamos que você queira parar  para almoçar ou precisa atender a uma reunião de trabalho, mas não quer  ter que “fechar tudo e desligar o computador”.
Deixar o computador em estado de dormência ou hibernação pode poupar o  tempo e o trabalho de efetuar todo o demorado procedimento de  inicialização e abertura do que estava em uso antes de desligá-lo. Além  disso, é possível poupar energia / bateria, algo que não ocorreria se o  computador permanecesse desnecessariamente ligado durante o período de  ausência.
Agora você deve estar se perguntando qual dos dois modos é melhor para  determinadas situações. Antes de pensar nas alternativas, vamos fazer um  breve resumo sobre como funcionam estas opções para podermos esclarecer  as diferenças existentes entre elas.
Dormir ou Modo de Suspensão
A opção de “Dormir”, também chamada de “Modo de Suspensão”, no Windows  faz com que seu sistema entre em espera (“standby”), permitindo que você  retome suas atividades de onde parou. Quando você utiliza esta opção,  todos os discos rígidos (ou óticos), processador, vídeo, monitor e  outros dispositivos permanecem ligados, porém em um estado de consumo  lento.
Após o computador permanecer inativo por um período determinado de tempo  (que pode ser ajustado nas configurações de energia), o sistema fecha  os arquivos abertos, desliga os discos rígidos e a iluminação da tela e  reduz tanto quanto for possível a frequência de operação do processador,  reduzindo o consumo de energia.
Apenas a memória RAM permanece sempre ligada, pois os dados que estavam  em uso antes da ativação da opção de “Dormir” são armazenados nela.  Enquanto o computador está no estado de dormência, ele consome uma  quantidade mínima de energia, mas não elimina completamente este  consumo. Portanto, se houver uma queda da eletricidade ou a bateria  acabar, todos os dados que estavam abertos serão perdidos.
Hibernar
O modo de “Hibernar” tem um funcionamento semelhante ao de dormir.  Porém, quando você utiliza esta opção, o estado de seu computador é  registrado e as informações presentes são gravadas em um arquivo no  disco rígido. Em seguida todos os discos rígidos (ou óticos),  processador, vídeo, monitor e outros dispositivos são desligados.
Assim como no modo de "Dormir", o processo de desligamento total pode  levar algum tempo (a quantidade pode ser ajustada nas configurações de  energia), porém como as informações são gravadas no disco, o sistema  efetivamente é desligado e há uma completa economia de energia.
Hibernar é indicado para interrupções mais longas
Porém, para voltar da hibernação, é necessário efetuar o procedimento de  inicialização do computador normalmente. Quando ele for ligado  novamente, as informações serão carregadas a partir deste arquivo e o  sistema retoma as atividades exatamente da mesma forma na qual elas  estavam antes da máquina entrar em hibernação.
Dormir em “Suspensão Híbrida”
A partir do Windows Vista, foi implantada uma nova forma de se utilizar a  opção “Dormir” que é chamada de "Suspensão Híbrida". Essa opção faz uma  espécie de junção entre “Hibernar” e “Dormir”, pois as informações  presentes são registradas na memória RAM e gravadas em um arquivo no  disco rígido.
Este modo presente dentro da opção de “Dormir” por padrão já está  ativado no Windows Vista. Trata-se de uma funcionalidade presente nas  configurações de energia para o estado de “Dormir” chamada “Permitir  modo de Suspensão Híbrido”.
Conclusões
Uma conclusão facilmente tirada disto tudo é que a função “Dormir” foi  desenvolvida com o intuito de ser utilizada no caso de interrupções não  muito longas como uma reunião rápida, atender uma pessoa por um período  curto ou até mesmo parar para um horário de almoço. A função de  “Hibernar” está mais associada com interrupções que levem horas (ou até  mesmo um dia ou mais) e nas quais o ideal seria poder retomar suas  atividades exatamente no momento em que parou.
Entretanto, a partir do Windows Vista, a implementação do estado de  “Suspensão Híbrida” para a função de “Dormir” representa por si só uma  combinação das duas opções e pode ser utilizada em ambos os casos. Este  estado também resolveu o problema que alguns usuários tinham para fazer o  computador voltar de uma hibernação.
